Sensibilizar-se...
Se buscarmos no dicionário teremos alguns significados e definições sobre essa palavra. No entanto, neste contexto, sensibilização é colocada como "sentimento e inquietação. O objetivo aqui é mostrar um trabalho em desenvolvimento e chamar a sociedade à uma tomada de decisão e à praticidade das ações que a legislação e o bom senso já contemplam.
A EEIEF Liceu Dicesano, localizada no Bairro Seminário, cidade do Crato-CE, realiza de 06 a 09 de novembro de 2012 sua primeira semana de Sensibilização de Educação Especial, na busca de incentivar reflexões e práticas sobre esse campo de atuação cercado de incertezas e desafios. O maior deles diz respeito à formação dos profissionais da Educação para mediar os momentos de aprendizagem de crianças com necessidades especiais específicas no Ensino Regular. Outro desafio é a adequação dos espaços para a aprendizagem e o desenvolvimento dessas crianças.
Apesar de todas as dificuldades encontradas ao longo da caminhada, a Escola Liceu Dicesano busca desenvolver a inclusão de crianças especiais no Ensino Regular atuando como um polo de referência no bairro onde está localizada. Muito ainda há de ser feito no que diz respeito ao trabalho conjunto entre governos, escola e comunidade. Mas como disse a Psicopedagoga Professora Cineide, o trabalho "tem dado certo!".
Isso é visivelmente comprovado no dia a dia da referida instituição.
Persiste, assim, a palavra-chave deste blog: enfrentamento!
Para que se discutir práticas em Educação, se estas não contribuirem efetivamente para a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas? Num mundo tão "modernizado" e capitalista onde vivemos, sem enfrentamento nada ou "quase nada" será concretizado em prol da Educação.
Pratiquemos, então, a inclusão para que essa prática torne-se ainda mais significativa, envolvendo todos nesse processo: governos, escolas e comunidades de forma geral, provocando a sensibilização e buscando resultados mais abrangentes.
Vamos conferir!