quinta-feira, 31 de março de 2011

UAB e ensino a distância: compartilhando experiências


acesso tecnologia

Esse texto foi  produzido para postagem no ambiente da UAB, numa das tarefas do curso de capacitação de tutores. Dedici socializar esse conhecimento com os colegas leitores. É um texto destinado ao profissional pós universitário, professores tutores, que não devem ir a campo sem antes conhecer a realidade da educação brasileira, em locais onde alguns recursos necessários ao desenvolvimento técnico e humano ainda não estão disponíveis. Recursos como a tecnologia devem estar a favor das pessoas e não representarem um meio de difícil acesso à novas descobertas que podem garantir o seu desenvolvimento e crescimento social.

Segue no final deste texto, link para acessar trecho do filme "Pro dia nascer feliz". Por favor, assistam, pode ser um norte para nossa linha de reflexão.
O referido filme mostra a realidade de alguns locais, provável realidade de algumas escolas as quais poderíam funcionar pólos de Educação a Distância. Não vi essas características nos pólos onde funcionam os cursos da UAB IFCE mas, acredito que flagrantes como os exibidos no filme são fatos reais no Brasil, especificamente, no Nordeste, e estão aí gritantes em nossos ouvidos e pulsantes aos nossos olhos, nos incitando para "a" reflexão e tomada de atitude.
Grande parte dos estudantes ao saírem da Universidade, não conhecem essa realidade nem passam por uma formação que lhes possibilite uma atuação eficaz diante dos fatos. Falo de formação humana. A vivência dessa realidade é imprescindível para que o estudante possa se identificar (ou não) com a sua futura profissão. Evidentemente, veremos escolas com uma estrutura melhor, mas não podemos fechar os olhos para a estrutura das escolas denunciadas no filme.

O professor educador deve conhecer a realidade brasileira como um todo. E deve escolher se atua ou não nesse cenário.

Se a opção for continuar a luta, se o professor escolher buscar a tomada de decisão diante do cenário educacional brasileiro, então precisa ser firme, pois não será nada fácil. As dificuldades serão diversas. Nunca houve, de acordo com Marx, processo de luta e de mudança passivos. É no enfrentamento que cada um conseguirá fazer a sua parte, encenando o seu papel e marcando a sua passagem na história das mudanças na educação do Brasil.

Não me refiro a cada um do seu jeito ou cada um no "seu quadrado". Não se trata desse discurso.

A mudança de postura só será possível com a união de todos os educadores. Isso já foi tentado em outro momento, no Manifesto dos Pioneiros da Educação. Ah, e porque não deu certo? Porque ainda estamos aqui discutindo sobre melhorias na Educação?

Talvez a falta de estrutura e de um pouco mais de entendimento político tenham contribuído para nossa realidade educacional.

Além da união de classes, é necessário que os educadores tenham uma compreensão das políticas que norteiam o processo educacional, as quais devem estar voltadas para a (re)estruturação da Educação no Brasil.

Alguns educadores têm essa compreensão mas, não refletem sobre as consequências que a falta de postura resulta e vem resultando desde o início da história da educação no Brasil.

Caríssimos, o argumento de defesa "estamos nessa porque somos resultado de um processo histórico" não convence mais. Estamos com a faca e o queijo, melhor dizendo, estamos com a legislação e os recursos na mão. Muito mal administrados por sinal. Se fosse diferente, teríamos em nossos pólos estudantes com o conhecimento necessário para manusear e dominar as diversas ferramentas que o sistema disponibiliza para a formação superior e profissional.

Afinal de contas, os recursos estão para as pessoas ou as pessoas estão para os recursos? Ou nada disso "procede"? Será que os recursos tecnológicos estão para os poucos que já os dominam ou para os muitos que não sabem como manuseá-los para o seu próprio benefício?

Refletir sobre essas questões é preciso. Atuar diante dos fatos é imprescindível.

Caríssimos, assistam ao filme. Pode ajudar em nossas reflexões.
Endereço do filme (TRECHO): http://www.youtube.com/watch?v=74jokEl7RQ

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