sábado, 9 de abril de 2011

De volta ao TESÃO inicial...

CLUBE DO LEITOR: socializando um projeto que vale a pena conhecer!

Mentes maliciosas, hum?

Caríssimos, utilizei a expressão acima para socializar uma das maiores experiências de minha vida profissional de aprendiz.

O clube do Leitor é um projeto permanente, coordenado pela bibliotecária Maria Isabel Moreira Leal e acontece uma vez por mês na biblioteca do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte. A produção e mediação do evento é realizada por Paula Izabela de Alcantara Alves e outras professoras de Literatura que se revezam nessa tarefa fantástica. Podem participar leitores de diferentes níveis de escolaridade. O objetivo primordial é incentivar o gosto pela leitura. Todos os meses um profissional é convidado para participar como facilitador em um tema específico.

Tive a honra de receber numa data bastante propícia, meu aniversário natalício, um presente que mudaria minhas perspectivas e motivações sobre o "fazer" educacional.

Apesar da formação acadêmica é necessário que tenhamos também a formação humana e a formação que perpassa os portões da Universidade e das instituições de educação nas quais desenvolvemos diferentes atividades pedagógicas. A busca por esse crescimento pessoal e profissional depende muito de conhecimento e de um outro fator essencial: motivação. 

Eu nomeio esse fator essencial de tesão. É assim que sinto. Para alguns essa expressão não seria adequada, no entanto, para outros, é a ideal , inclusive para quem já andava desiludido com algumas práticas educacionais e já não se "animava" com o despertar das fortes emoções que tocam apenas os apaixonados por sua profissão.

A experiência de participar do Clube do leitor foi possível através de um convite de uma profissional extraordinária da Literatura, a professora Paula Izabela. Acreditem, vale a pena conhecê-la!

Desenvolvemos o tema Doidas ou Santas, adaptação da obra "Doidas e Santas" da escritora e jornalista Martha Medeiros.

Foi hilário! Alguns até dizem que foi uma verdadeira terapia! Para mim, então... espetacular! Toda motivação, alegria, ansiedade,  transformara-se em TESÃO!

Confesso que me apaixonei pelo projeto. Apesar de pedagoga e antes, saber que a leitura propicia uma viagem pelo mundo das palavras escritas, essa premissa não tinha até o momento esse significado. Por essa razão, considero tudo um grande presente: a oportunidade de não apenas começar a ler, mas de também externalizar minhas interpretações, questionamentos, experiências, dúvidas, anseios...

No final de tudo, o facilitador é o participante que mais aprende naquele clube de público fiel, pois tem a oportunidade de ouvir histórias fantásticas, interpretações literárias para diferentes gostos, diferentes visões de mundo e sobre os caminhos da leitura, entre outras possibilidades.

Costumo dizer que "fazemos planos que viram planetas". Isso vai depender de cada um e em que sistema do universo estamos. Acredito que os caminhos percorridos por aqueles que apostam na experiência literária seguem a mesma linha de pensamento. Cheguei a conclusão que leitura não é apenas ler, mas é ler e não entender, depois é ler e entender, ler  e não gostar, ler e gostar e depois de todas as experiências possíveis, querer sempre mais ou não querer nunca mais.

Vejam o convite do encontro do mês de março de 2011:

É um projeto organizado com muita responsabilidade, dedicação e estudo. 

Provei e gostei (ainda bem que não errei o último verbo!).  Participem dessa experiência. O clube do Leitor é um projeto que vale a pena conhecer!

Forte abraço!





2 comentários:

  1. Amiga, vc está anos luz a minha frente no quesito atualizações. Embora tenha postado alguns textos escritos este ano, a divulgação dos meus eventos através do blog ainda está parada em dezembro de 2010.
    Vamos ver se nessas férias consigo correr p recuperar o prejuízo.
    O seu blog está cada dia melhor, já está indicado p os leitores do VIVER ME DESPENTEIA.
    A postagem está linda, qdo eu for postar sobre esse clube postarei seu link.
    Sucesso sempre, querida!

    ResponderExcluir
  2. Jane Luh, passa no meu blog p ver a postagem de pós-divulgação. rsrs. Indiquei esse blog lá. Taí o link: http://paulaizabela.blogspot.com/2011/07/doidas-ou-santas.html.
    Passa lá e deixa teu comentário.
    Graças a Deus e minhas férias irei colocar os atrasados em dias. kkkkk.
    Beijo!

    ResponderExcluir